terça-feira, fevereiro 9

Visita à Casa das Histórias, Paula Rego



Tenho tido uma pequena crise em relação a isto dos blogs...! Mas com o diário gráfico ou caderno de estudos não julgo que o mesmo me aconteça :)
Aqui ficam uns apontamentos que fiz numa visita à Casa das Histórias da Paula Rego. Fiquei com uma grande admiração pela forma como a Paula Rego domina a técnica do pastel!! E fiquei cheia de dúvidas quanto à forma como o faz?! Primeiro pensei que fossem feitos com pastel de óleo... depois houve alguém que me disse "não! são pasteis secos!" e outro ainda que me disse "pois... ela usa os dois... secos e de óleo... mais um verniz..." Enfim, parece tratar-se de um segredo que a própria não revela?! Não sei... Alguém sabe?

6 comentários:

  1. É provável que use os dois tipos de pastéis, separados e misturados mesmo com outros materiais.
    As misturas técnicas são infinitas quando se conhecem as interacções entre os diversos materiais e se controlam as suas reacções químicas.
    Lembro-me de ver alguns trabalhos da Paula Rego a pastel seco. No entanto o pastel de óleo é solúvel em terbentina. E o pastel seco, enquanto pigmento, também pode ser usado com a tinta de óleo, porque esta o aglutina e o incorpora.
    Também há um oil bar (barras de tinta de óleo secas), que riscado sobre algumas superfícies pintadas, pode assemelhar-se à técnica do pastel.
    Segredo que ela não revela, duvido. A Paula Rego é um livro aberto. Usa é uma diversidade de técnicas.

    ResponderExcluir
  2. Wonderful sketches ... I love the mix of media.

    ResponderExcluir
  3. Gostei deste passeio pelas interrogações - sempre a melhor forma de criar!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos vossos comentários :)

    Luís, obrigada, pela explicação mais alongada sobre os materiais que ela eventualmente usa e como usa. Seria bom vê-la a trabalhar :) E que ela própria explicasse como o faz. Seja como for, tu pareces ter uma boa noção destas misturas :) Talvez pudesses organizar um pequeno workshop para sujarmos os dedos e aprender mais coisas sobre estas técnicas de pastel e barras de óleo :)

    ResponderExcluir
  5. Realmente a casa das histórias da Paula Rego sempre é muito inspiradora, bons desenhos aqi x)

    ResponderExcluir
  6. adoro o trabalho dela e as suas mulheres e sempre pensei que eesses trabalhos eram com pastel a oleo!

    ResponderExcluir