quinta-feira, novembro 5

Casa Horta, Bruxelas



Cada vez que desapareço para Inglaterra durante umas semanas, vou ensinar desenho e promover o uso do diário gráfico aos alunos de arquitectura. O departamento de Arquitectura da Universidade de Newcastle organiza todos os anos uma viagem de estudo para os alunos do 2º ano do curso. Nos últimos 3 anos a viagem foi a Paris, este ano Bruxelas. Aqui ficam uns apontamentos retirados na visita à casa do arquitecto Victor Horta, em Bruxelas.

During October, in the last 4 years, I've been teaching drawing and promoting the use of a notebook/sketchbook to architects students at the University of Newcastle, England. As part of this teaching the University organizes a field trip, for the 2nd year students, to a city with significant examples of architecture and urban design. Paris has been the chosen city in the last 3 years, this year we went to Brussels. The drawings above are from a visit to Victor Horta's house in Brussels.

Tom has started his own blog with sketches. Check it out: The drawing space

3 comentários:

  1. E eu adorei os detalhes e as texturas dos desenhos, professora.
    E a mancha da aguarela... de mais.

    ResponderExcluir
  2. Foste a casa dele e ele estava lá, que sorte! Apanhaste-o mesmo bem! A mim disseram-me que já tinha morrido...

    ResponderExcluir
  3. :) ... lá estava concentrado na sua secretária, sem dar conta dos intrusos :)

    A casa é fantástica, o desenho em tudo! Em todos os espaços em geral e nas mais pequenas coisas! Por vezes, talvez um pouco demais... mas que elegância e delicadeza! E é giro descobrir que no meio de tanta qualidade estética existe também funcionalidade! Por exemplo, não se via um cabo de electricidade à mostra ou todos enrolados a um canto por debaixo duma mesa... passavam todos por de dentro de peças estudadas para tal :)

    Enfim... também deve ter sido uma obra bem cara!

    ResponderExcluir